É importante deixar a colher de lado e ensiná-los a comer de garfo e faca!
1. Ensine a criança a ser um bom anfitrião(ã)
Tal como um adulto deve saber receber bem os convidados em sua casa, também uma criança o deve fazer. É importante que ensine a criança a dizer olá às pessoas quando as vê e que as cumprimente com um beijo ou um aperto de mão.
2. Ensine a gostar de ajudar
As crianças adoram ajudar, por isso deixe-as ajudar a preparar o jantar, a pegar nos casacos dos convidados, a levar alguns hors d’ouvres aos convidados; não tenha medo de pedir para fazer determinada tarefa – para além das crianças se divertirem, aprendem a ajudar.
3. Ensine a dizer não de forma educada
Tal como é de extrema importância ensinar a dizer “obrigado(a)”, também é de extrema importância ensinar o “não obrigado(a)” . Por vezes, uma criança quando está à mesa e lhe é perguntado se pretende repetir algum alimento, ou surge outra situação semelhante, ela deve saber responder “não obriagado(a)”. Ensine os seus filhos a dizer não de forma educada: será a transmissão de uma grande virtude.
4. Ensine a sentar corretamente
Não se pode esperar que uma criança se sente logo de forma correta à mesa, é importante que se comece a ensinar desde cedo e com paciência ir praticando esta forma de estar. Primeiro, a criança deve conseguir estar sentada de forma correta, e de seguida deve conseguir estar sentada com o guardanapo no colo e sem os cotovelos pousados na mesa. Para uma criança é muito difícil estar longos períodos de tempo sentada à mesa, portanto não obrigue a este comportamento, apenas o necessário para a criança comer; depois ela pode ir brincar. Isto é uma aprendizagem por fases, e de paciência, mas como em tudo, as crianças necessitam de ver fazer para aprender, e copiam o que veem, por isso, seja o primeiro exemplo dos seus filhos.
5. Ensine a saber pedir
Em vez dos seus filhos irem por cima das outras pessoas para chegarem ao alimento que pretendem, ensine-os a pedir o que desejam. Por exemplo: “Podes passar-me o pão, por favor?”. Se pretender aprofundar estes conhecimentos, poderá ensinar que a comida ou o pão se passa no sentido dos ponteiros do relógio, sempre pela direita; contudo se o que se pede está logo ao pé da pessoa do seu lado esquerdo deve prevalecer o bom senso e ser a pessoa que mais perto está a passar-lhe o que pretende.
6. Ensine a agradecer
Ensine as crianças a agradecer pela refeição a quem a preparou e a experimentar um pouco de cada coisa. Se for visitar amigos ou familiares não vai querer que os seus filhos digam que detestam aquela comida e que pareçam ingratos. Portanto, prepare-os em casa para saberem experimentar um pouco de tudo e saberem agradecer a refeição a quem a preparou.
7. Ensine a colocar a mesa
Ainda que nos dias de hoje se coma de forma rápida, pelo menos os talheres, os pratos, os guardanapos e os copos devem ser sempre colocados à mesa. O esforço de fazer as refeições em família deve ser preservado, não só pelas boas maneiras em si, mas acima de tudo para tornar os momentos em família em momentos fundamentais para o bom desenvolvimento emocional da criança. Portanto, peça às crianças para porem a mesa e ensine-lhes onde devem colocar os talheres (faca do lado direito, garfo do lado esquerdo e colher do lado direito), o guardanapo do lado direito, copo em frente à faca...
8. Ensine as crianças a saberem esperar
Em vez de cada um ir começando a comer conforme o tempo surge, ensine as suas crianças a esperar que todos estejam servidos para poderem começar a comer. Nas reuniões familiares, só quando o anfitrião pega nos talheres é que as outras pessoas o devem fazer, por isso, ensine aos seus filhos esta regra; o papel de anfitriões pode ser dos pais, isto para que as crianças pratiquem uma regra que apenas demonstra respeito por quem oferece a refeição.
9. Incentive a conversa à mesa
É muito importante que uma criança desenvolva as suas capacidades sociais; e que melhor lugar que a mesa de refeição para o fazer? Faça questões abertas aos seus filhos (que a resposta não seja um sim ou um não) e ensine-os a não interromper uma pessoa quando outra fala, bem como a capacidade de respeitar as opiniões dos outros.
10. Seja um modelo
Seja o modelo em que os seus filhos se inspiram para a vida. O exemplo é a maior virtude, e se as crianças virem os seus pais como modelos de bom comportamento, seja à mesa, seja na vida, eles serão certamente seus seguidores e fãs. Acima de tudo, estará a contribuir para que os seus filhos tenham a capacidade de futuramente serem adultos de sucesso na vida, com a bela capacidade de saber respeitar os outros.
Temos tentado que ele largue a colher e acho que estamos a conseguir.
ResponderExcluirEle já quer sentar connosco à mesa o que é bom.
Vamos deixá-lo sair da mesa após o jantar.
A aprendizagem é mútua, nós (pais) também temos muito para aprender.
Obrigado pelos conselhos.