sábado, 27 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
Transição para o 1ºCiclo
Os Objectivos do Processo de Transição para o 1ºCEB

A mudança do ambiente educativo provoca sempre na criança um novo processo de adaptação. Esta adaptação pode ser facilitada se a criança enquanto frequenta o pré-escolar tiver acesso a algum conhecimento sobre o novo meio social e as novas exigências. Existe na sala, uma área da escrita, onde se promove o contacto com os números e as letras, através de vários desafios e actividades. Os diálogos sobre a escola do 1ºciclo, são também frequentes em vários momentos da rotina, sobretudo no tempo de acolhimento.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2002), ”cabe ao educador promover a continuidade educativa num processo marcado pela entrada para a educação pré-escolar e a transição para a escolaridade obrigatória. (…) A relação estabelecida com os pais antes da criança frequentar a educação pré-escolar, facilita a comunicação entre o educador e os pais, favorecendo a própria adaptação da criança (…) É função do educador proporcionar as condições para que a criança tenha uma aprendizagem com sucesso na fase seguinte competindo-lhe, em colaboração com os pais e em articulação com colegas do 1ºciclo, facilitar a transição da criança para a escolaridade obrigatória. Cabe ao educador debater e analisar as propostas curriculares para cada um dos ciclos, a fim de facilitar a transição.”
Juntamente com a equipa da sala, vai-se criar condições favoráveis que impliquem determinadas aquisições indispensáveis para a aprendizagem formal da leitura, escrita, matemática e atitudes, para que cada criança possa iniciar o 1ºciclo com possibilidades de sucesso. Insiste-se mais na leitura de histórias, nos desafios com a escrita através de jogos, carimbos e cópias de letras. Promove-se mais o diálogo na sala sobre expectativas, atitudes, conhecimentos, regras a adquirir na nova escola.
In Orientações Curriculares
O Número 10


"As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. O papel da Matemática na estruturação do pensamento, as suas funções na vida corrente e a sua importância para aprendizagens futuras, determina a atenção que lhe deve ser dada na educação pré-escolar, cujo quotidiano oferece múltiplas possibilidades de aprendizagens matemáticas. Cabe ao educador partir das situações do quotidiano para apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, intencionalizanfo momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas."
Assinar:
Postagens (Atom)