quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Jogo dos números


Gradualmente tem-se vindo a colocar mais ênfase ao desenvolvimento das capacidades básicas, no pré-escolar, incluindo a área da matemática.
Mesmo antes da criança iniciar o pré-escolar, já teve em contacto com algumas noções matemáticas. Umas mais que outras, mas todas já tiveram contacto com alguns conceitos matemáticos, e é a partir destes que o educador deverá ter em conta as suas actividades.
“A educação matemática tem um papel significativo e insubstituível, ao ajudar os alunos a tornarem-se indivíduos competentes, críticos e confiantes nas participações sociais que se relacionem com a matemática.” (Moreira, D. e Oliveira, I., 2003, pg.20)
Segundo as Orientações Curriculares (1997), a importância dada à matemática na vida da criança deve-se ao facto desta permitir:
- Uma estruturação do pensamento;
- Realizar funções na vida corrente;
- Aprendizagens futuras.
Caberá ao educador, a partir de situações do quotidiano, realizar actividades com as crianças, “ (…) internacionalizando momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas.” (Ministério da Educação, 1997, pg.73).
A área da Matemática é muito vasta, encontrando-se subdividida em várias áreas, sendo algumas delas:
- Classificação;
- O número;
- Padrões;
- Medidas;
-Formas;
-Cores;
-etc.

O jogo que fizemos hoje na nossa sala em pequenos grupos, teve como objectivo trabalhar a "noção de número". Foram apresentados vários cartões ás crianças com noções de números de várias formas: através do número cardinal e de imagens.

Objectivos:
- Levar a criança a compreender que por exemplo o número 7 representado no cartão, é a mesma quantidade que a imagem que representa 7 estrelas, 7 bolas ou 7 maçãs.
- Maior/ menor ( exemplo: 3,7, 12 - qual o maior e o menor)
- Formação de conjuntos (juntar todos os cartões representantes de determinados números)
- Sequência de número (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12)




Brevemente voltaremos s jogar este jogo com novos grupos de crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário