segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Algumas questões sobre Reuniões de Pais

Antes

Prepare antecipadamente e cuidadosamente a reunião(data,hora,local,conteúdos…).

Envolva a equipa(auxiliares,estagiárias…)e famílias neste processo (disponibildades e interesses – Pergunte, observe, esteja atento…hábitos,preocupações,dificuldades, comentários…)

Discuta com os seus pares. Defina objectivos e seleccione as melhores estratégias, de acordo com os conteúdos e o “ público-alvo”

Divulgue, passe a palavra e “cative”

Envolva as crianças nesta organização(cartas, circulares, convites – desafiadores e pouco formais; decoração , mensagens , surpresa para as famílias…)


Durante


Organize o espaço para bem acolher. Cuide do ambiente da sala e aproveite para “mostrar” o seu trabalho (vida das crianças e dos adultos na sala – textos, fotografias, registos…)

Reserve um tempo para o acolhimento. Prepare um sumo ou uns bolinhos. Organize o espaço por forma a que os pais possam circular.Vá conversando e fazendo as ”honras da casa”. Apresente os pais entre si ”ligando-os” com as crianças. Esteja atento aos mais inibidos- insira-os na sala, aproxime-se e sorria… não prolongue este tempo em demasia)

Apresente claramente a ordem de trabalhos e deixe espaço para questões não agendadas. Preveja sempre um tempo para a participação directa dos pais.

É fundamental que os pais tenham a oportunidade de ficar mais esclarecidos sobre o trabalho desenvolvido na sala/ou escola. Assim a atenção do educador no decorrer da reunião para aspectos menos claros faz todo o sentido de modo a evitar dúvida ou mal entendidos.

Depois


Registe, num espaço visível,a síntese da reunião, destacando a participação dos pais( fotografias, produtos realizados, surpresa para os filhos…)

Faça uma síntese do que aconteceu e envie para os que não vieram( reconhece a sua importância , reforça os canais de comunicação, não penaliza, aguça a curiosidade para a próxima…)

Comunique com quem não esteve presente. Envolva quem não faltou. Pode organizar uma outra reunião com o grupo dos “ não presentes” ou reuniões individuais. O importante é não deixar os pais com falta de informação.


Faça uma avaliação com os que estiveram presentes ( de preferência no final...com sugestões para próximos encontros…)
Para tal utilize um questionário aberto ou semi estruturado.

Faça ainda uma avaliação em equipa, da forma como decorreu a reunião.


Teresa de Matos e Luísa Carrilho

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